terça-feira, 12 de junho de 2012

Vazios rua D Luis

Lisboa- Rua D.Luis


Foi-nos proposto resolver um local de Lisboa com o qual tivéssemos bastante contacto e que considerassemos ainda mal resolvido.
 O local que elegi foi a própria rua da nossa faculdade a rua D.Luis, esta é uma rua que tem a presença de três universidades  (IADE,ETIC e  UAL) e por isto é bastante habitada por jovens e pessoas relacionadas á vida académica. No entanto faz se notar a falta de espaço publico qualificado que possa promover a interacção entre universidades, apesar de ser uma rua de passeios largos que poderiam servir este intuito, apresenta no seu desenvolvimento inumeros espaços abertos inutilizaveis nao qualificados e sem qualquer relaçao entre eles.

A proposta passa então por preencher estes espaços de maneira a qualificar e evidenciar o espaço publico ja existente, associando lhe um programa então relacionado com esta vida académica tão presente.As três Universidades existentes estão ligadas a uma corrente artística e por isto também os programas que o projecto propõe  tem este facto presente. Programas como espaços de exposição e workshops,biblioteca, centro informatico, salas de coferencia e encenaçao e restaurantes.  Todos estes espaços são envolvidos por um pavimento (calçada portuguesa) que pretende delimitar o espaço publico bem como o quarteirao em que cada espaço está inserido.



 A proposta elege entao dois espaços principais associados duas faculdades (IADE e UAL) espaços estes que hoje se encontram totalmente inabitados e com tentativas falhadas de construçao de estacionamento. Para que estes espaços possam passar a ser utilizados e que possam entao servir os propositos do projecto
sao tambem desenhados edificios relacionados com cada espaço especificamente. Sao locais que pretendem  entao servir programas e condiçoes distintas para que nao concorram entre si e de maneira a serem bem usufruidos por todas as pessoas. Posto isto um dos espaço relaciona se com a av.24 de Julho e outro com a av. D Luis estas ruas apesar de tao próximas apresentam caracteristicas bastante distintas



Este primeiro espaço pretende entao abrir se para a  Av 24 de Julho, esta é uma avenida bastante larga e movimentada virada para o rio mas com pouca vivência deste, é essencialmente como uma rua de passagem  e por isto o programa que pensei ser o mais adequado tambem ser um programa que exija um pouco deste movimento ou que ate possa tirar proveito dele como restaurante, papelaria, livraria centro de esposiçoes.


 Já o segundo espaço está inserido na rua D.Luis que se apresenta como uma rua bastante sossegada um bastante mais estreita que a avenida anterior e que é como já referi anteriormente bastante habitada pela vida académica. Nestas circunstancias é proposto como programa associado um programa de paragem e reflexao como  biblioteca  e centro de investigaçao.

 Os dois espaços referidos são delimitados através de uma barreira transponível mas que pretende resguardar e identificar cada espaço. Esta  linha é desenhada através de árvores intercaladas o que permite a sua transposiçao. Os edificios associados a cada espaço tem  a altura dos edificios que seencotram exactamente ao seu lado ou uma altura que esteja no meio destas para que exista uma coerencia entre edificios e uma regularizaçao da rua.

 
O pavimento que é o elemento unificador de toda a proposta  pretende nao proibir mas condicionar a entrada de carros a estes novos espaços publicos criados tendo assim de ser tambem proposto uma nova circulaçao para a rua que esta representada pela planta anterior.



Sem comentários:

Enviar um comentário