segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ATRAVESSAMENTO PEDONAL 24Julho (2 fases da proposta)

ATRAVESSAMENTO PEDONAL
Av. 24 Julho _ Rua Boqueirão dos Ferreiros _ Rua D. Luís I


Localização da Proposta

A proposta baseia-se na identificação de alguns problemas da cidade: como percorrer a cidade a pé? Como podemos melhorar os espaços públicos que ela oferece? Como conciliar a vivência pedonal e a viária?

Ao deambular pela cidade, o peão sofre uma grande pressão e corre alguns riscos... Um deles é o difícil atravessamento das pequenas, médias e grandes vias.
Com base neste problema, foquei a proposta de intervenção numa zona da cidade de Lisboa que frequento diariamente: o atravessamento da Av. 24 Julho / R. Boqueirão dos Ferreiros / R. D. Luís I e o vazio expectante existente no cruzamento destas vias.

Ortofotomapa_Localização_3 fases da Intervenção



 O EXISTENTE_espaço público_a pessoa_o automóvel

O EXISTENTE_a pessoa e o automóvel numa comunhão desregrada

O EXISTENTE_a vivência do espaço público desqualificado

Proposta

A intervenção divide-se em 3 pontos: desenvolvimento de um eixo de atravessamento pedonal que abrange as 3 vias referidas, marcado por um novo pavimento colorido a vermelho e elevado ligeiramente relativamente ao asfalto, sinalizado por faixas laterais pintadas a branco; qualificação do espaço público com a criação de um espaço permeável no espaço vazio existente, objectivado como um espaço de descanso que gera um novo vínculo com a avenida 24 Julho; geração de uma nova via de escoamento automóvel para a Av. 24 Julho, através da deslocação da existente na Rua Boqueirão dos Ferreiros para uma perpendicular à Rua D. Luís I, do outro lado do vazio urbano existente.

A proposta tem como objectivo potenciar o espaço público, tornando a vivência pedonal mais segura e aprazível para quem deambula pela cidade, como forma de chegar à sua verdadeira essência.


EXISTENTE vs PROPOSTA
atravessamento_eixo  24 Julho/R. Boqueirão/R. D. Luís I 


















EXISTENTE vs PROPOSTA 
via pedonal + zona de descanso + nova estrada (R. Boqueirão) 





































EXISTENTE vs PROPOSTA
atravessamento + via pedonal (R. Boqueirão + R. D. Luís I)





ATRAVESSAMENTO PEDONAL
Av. 24 Julho

2ª Fase da Proposta
Nesta 2ª fase da proposta a intervenção aborda o atravessamento e a vivência pedonal e automóvel da Av. 24 de Julho de forma mais consistente.
Em vez de somente um, são marcados vários eixos de atravessamento pedonal que ligam a avenida e suas perpendiculares. A marcação destes eixos é feita com pavimento colorido a vermelho.
Para criar um desaceleramento deste troço da avenida são marcadas faixas brancas, cuja distância entre si aumenta ou diminui de acordo com a aproximação ou distanciamento das zonas de atravessamento pedonal.
Numa 2ª abordagem, relativamente à vivência pedonal deste espaço público, são suprimidas 2 faixas de rodagem de cada lateral da avenida. Esta operação diminui o número de faixas a serem atravessadas e desenvolve zonas de descanso e sombra ao longo deste troço, através de uma repavimentação (calçada) e colocação de canteiros com vegetação rasteira e árvores.
No seu conjunto, a proposta procura requalificar a vivência pedonal deste espaço público, tornando-o mais seguro e calmo, para quem chega, passa ou pode descansar nesta zona da cidade tão movimentada.


 Ortofotomapa_Localização_Intervenção 




 Supressão das faixas de rodagem_Criação de zonas de descanso e sombra_Zebra de desaceleração
Sentido Cascais/Lisboa



Supressão das faixas de rodagem_Criação de zonas de descanso e sombra_Zebra de desaceleração
 Sentido Lisboa/Cascais _ Junto à Praça da Ribeira



 


Sem comentários:

Enviar um comentário