segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

_Travessa dos Pescadores

_localização

lisboa _ portugal



implantação



O ponto escolhido encontra-se paralelo a Av. Dom Carlos I, em zona próxima ao Rio Tejo, e o Cais do Sodré. A Av. Dom Carlos I e a Calçada do Marques de Abrantes junto ao largo do Conde do Barão têm calçadas largas ou alargamentos que geram lugares de estar, sendo muitas vezes apropriados pelas tascas e restaurantes. A Travessa dos Pescadores- área selecionada para intervenção- encontra-se completamente desqualificada e fora do contexto do seu entorno, sendo hoje usada como pátio de estacionamento e deposito de materiais inutilizados.


área de intervenção


registro fotográfico


registro fotográfico


registro fotográfico

_proposta

A proposta tem como objetivo requalificar a área tornando-a pedonal, dando continuidade na situação pré-existente, permitindo uma apropriação mais humana.


fotomontagem _ diruna


Tomo como principio que as áreas térreas edificadas devem ser sempre usadas para uso público, e o segundo pavimento deve ser usado para escritórios, deixando os demais andares, já mais afastados do barulho das ruas, para residências.

Visto que a maioria dos prédios da região não passam de 4 pavimentos, ao alimentarmos a idéia de que o térreo tem por “obrigação” caráter público e o segundo escritórios , proponho que como método de compensação seja liberado a ampliação de mais pavimentos de acordo com cada situação.

No caso estudado proponho que térreo tenha uma biblioteca, ou seja uso institucional ,que não gera renda ao proprietário do edifício, no segundo pavimento proponho uso de escritórios, sobrando apenas dois pavimentos para residências. Assim há uma compensação de três pavimentos, fazendo com que a obra se justifique economicamente e que exista a possibilidade de adensamento do centro com qualidade.


cortes esquemáticos _ propósta


fotomontagem _ noturna








Sem comentários:

Enviar um comentário