domingo, 11 de dezembro de 2011

Rua do Arco de Alcântara.



O local


A zona escolhida para a intervenção é um espaço vazio/esquecido de uma antiga fábrica situada entre a avenida 24 de Julho e a rua do Arco de Alcântara, na zona de Alcântara. A escolha deste local deve-se ao facto de ao longo dos tempos esta área ter caído em esquecimento, criando assim vários vazios urbanos sem qualidade, sem qualquer objectivo definido. 




Ortofotomapa 

Este espaço serve de fronteira entre a malha urbana orgânica e a via rodoviária, onde existem pontos de paragem de transportes públicos.  



o local  

Este terreno encontra-se em desuso há muito tempo, estando já em ruínas, criando assim um espaço pouco qualificado e atractivo para quem habita na envolvente e para as pessoas que diariamente passam por este ele. 
Espaços como este tornam esta área pouco atractiva para ser habitada, ou até mesmo visitada, deixando para trás os tempos de grande movimento de quando este era o local escolhido pelas industrias para se instalarem. 




fotografias do existente


A proposta


A proposta procura combater tal facto através da criação de um lugar qualificado que tenha um forte carácter de espaço publico, que é uma das lacunas desta zona, onde as pessoas possam estar , conviver, realizar actividades e até mesmo morar. Que seja um local de encontro, de usufruto por parte da população.
Reestruturar a zona de Alcântara, aumentar a densidade do edificado e também a Humana são os objectivos desta intervenção. 
A ideia para este local consiste na eliminação das paredes que ainda existem da antiga fábrica e a colocação de um pavimento que vai marcar os novos passeios mais largos, dando assim mais comodidade as pessoas. 
Em segundo plano surge uma faixa destinada a árvores, mais afastadas dos limites e que é a transição entre a agitação da envolvente, tráfico automóvel, e a área de habitação, trabalho e o novo espaço público.  




proposta


Este espaço público é um local onde as pessoas podem estar em segurança sem se preocuparem com os veículos que circulam à volta. É um local onde as crianças podem desenvolver todas as actividades perto de casa.
Um espaço verde no meio da densidade construtiva. 




corte do espaço público





fotomontagem da proposta

Sem comentários:

Enviar um comentário