domingo, 11 de dezembro de 2011

Pólo Universitário da Ajuda


O Pólo Universitário da Ajuda é um campus da Universidade Técnica de Lisboa, situa-se na freguesia da Ajuda, entre o Palácio Nacional da Ajuda, a Tapada da Auda e o Parque Florestal de Monsanto.
A construção deste Pólo Universitário nasceu da intenção de alojar algumas das unidades da Universidade Técnica de Lisboa. Foi assim, que em terrenos próximos aos do ISA (Instituto Superior de Agronomia), foram construídas as novas instalações da Faculdade de Arquitectura, Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto Superior de Ciências Políticas, do refeitório e Centro de Actividade Fisica e Recreação (CEDAR).

Ortofotomapa da zona de intervenção


Fotografias

Proposta
 
A proposta visa estabelecer uma melhor relação entre as diferentes faculdades deste mesmo Pólo, e do próprio Pólo Universitário com a restante cidade, e oferecer um novo espaço público à cidade de Lisboa.

É assim eliminada a Avenida Universidade Técnica e a Rua Sá Nogueira, e criadas novas vias, tanto viárias como pedonais. A Rua Ildefonso Borges é também eliminada, e é criado um parque de estacionamento único que sirva as várias faculdades.

Esta zona de intervenção é ainda dotada de novos espaços verdes, relvados e arbóreos. Desta forma criam-se novos espaços de sombra, convívio e de lazer tanto para os estudantes como para os restantes habitantes de Lisboa, etc.


Esquema


Fotomontagem



2º Semestre 



Ortofotomapa da zona de intervenção




No seguimento do conceito proposto no 1º Semestre foram elaborados de forma rigorosa os seguintes aspectos: definiu-se a via rodoviária, aproveitando uma das vias existentes, acabando com a ideia de avenida. Esta passa assim a ter uma só via de dois sentidos, eliminando também a enorme rotunda entre as faculdades. Foi também criada uma nova ligação viária a sul das faculdades e alterou-se o pavimento do passeio (lajetas de betão), diminuindo este também de dimensões. 

Passou a existir dois parques de estacionamento, um que se mantém junto à Faculdade de Arquitectura e o outro, de maior dimensão, de forma a servir as três faculdades, criado a poente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Foram vários os casos de estudo analisados, principalmente de campus universitários dos Estados Unidos da América, e de vários campus de Portugal, e a maior parte está associada a espaços verdes de diferentes dimensões, quer junto às vias quer em forma de parque. Assim a proposta passa por uma renaturalização e criação de espaços verdes inexistentes, formando espaços de lazer para os estudantes e restante população, e criando um novo espaço público para a cidade.



 Planta da proposta
 A - Renaturalização/ espaços verdes
  B - Faculdade de Arquitectura
  C - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
  D - Pavilhão Desportivo
  E - Faculdade de Medicina Veterinária
  F - Refeitório

 Perfil da rua






Fotomontagem

Sem comentários:

Enviar um comentário