segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LARGO de São Sebastião da Pedreira


O largo de São Sebastião da Pedreira situa-se numa zona central da cidade.

É uma zona tanto habitacional como comercial existindo também vários escritórios, logo é um bairro bastante movimentado a qualquer hora do dia.

É de fácil acessibilidade, possui uma estação de metro e várias paragens de autocarro próximas.






Actualmente não tem qualquer caracterização de largo, apesar da qualidade dos edifícios envolventes (a igreja de S. Sebastião da Pedreira e as fachadas desse lado do passeio, o quartel general, e um palacete) sendo utilizado como parque de estacionamento ao ar livre.

Este largo é uma das únicas saídas dos quarteirões traseiros que faz a ligação à Praça de Espanha, Marquês de Pombal e ao resto da cidade, logo fica facilmente obstruído em hora de ponta.






A proposta passa então por aumentar o passeio de calçada portuguesa de maneira a criar um espaço público qualificado com áreas de sombra e mobiliário urbano onde as esplanadas dos restaurantes existentes se apropriariam do espaço. Manteria uma facha de rodagem mais estreita do que a existente limitando a circulação rodoviária.

Passava então a ser um largo agradável de estar que tirava realmente partido da sua situação geográfica e da envolvente deixando de ser mais uma zona da cidade pensada em função dos carros.


proposta



antes


depois

Sem comentários:

Enviar um comentário