domingo, 11 de dezembro de 2011

Corpo Santo - O LARGO

Denominado de largo, este lugar é actualmente identificado não como um largo, mas sim como um ponto de passagem/transição, uma paragem da rede de transportes públicos, uma zona de estacionamento, um espaço onde ninguém deseja apenas estar/parar…

                                                                                    Corpo Santo_Ortofotomapa


Fazendo parte de um percurso viário/pedonal entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré, o desconhecido LARGO de Corpo Santo deveria apresentar-se como um espaço para estar, um ponto de paragem no decorrer do percurso, o que não acontece.


                                                              Percurso Praça do Comércio-Cais do Sodré_Ortofotomapa




De forma a tornar realmente este lugar no LARGO de Corpo Santo, esta proposta consiste na redefinição deste espaço público através da pavimentação de toda a sua área com calçada portuguesa e colocação de mobiliário urbano. É proposto também apenas a passagem de transportes públicos e, uma vez que não se pretende um lugar de vivência automóvel, propõe-se também a colocação da zona de estacionamento actualmente existente no Corpo Santo no parque de estacionamento situado entre a Rua do Arsenal e a Avenida da Ribeira das Naus.

                                                                                              Planta _ Existente



Corpo Santo_Existente



                                                                                              Planta _ Existente







Corpo Santo_Proposta


                                                                                             Planta_Proposta

Assim, este lugar transforma-se finalmente no LARGO de Corpo Santo, aquele espaço entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré onde posso descansar…


Sem comentários:

Enviar um comentário