domingo, 11 de dezembro de 2011

Campo de Santa Clara _ Lisboa

PARTE I - Vários Sistemas / Um Lugar


Ortofotomapa _ Campo de Santa Clara

O Campo de Santa Clara, em Lisboa, é um lugar conhecido por aí se realizar a Feira da Ladra, desde 1877.
No ano de 1147, o lugar hoje ocupado pelo Campo de Santa Clara, era segundo Norberto de Araújo “(...) um campo descoberto, desordenado de edifícios, em encosta gradual, que caía, a nascente, sobre as ribas de Tejo.”
O Campo de Santa Clara, deve o seu nome à Ordem Fransciscana de Santa Clara, que em 1288, edificou neste local um convento, que em 1755 com o terramoto foi completamente destruído.
O Campo de Santa Clara é um lugar sem um limite definido, que é apropriado e usufruído pelo Feira da Ladra dois dias por semana e nos restantes dias é apropriado pelo automóvel, como parque de estacionamento.

Esquema _ Existente (Apropriação do Homem / Apropriação do Automóvel) _ Proposta (Apropriação do Homem)

A proposta consiste na união do Jardim Boto Machado com a envolvente, que faz parte do campo de Santa Clara, através da criação de uma única estrutura, de um único lugar.



Esquema _ Existente (Jardim Boto Machado + Praça Dr. Bernardino António Gomes + Estacionamento) _ Proposta (Vários Sistemas/Um Lugar)




Esquema _ Existente (Jardim Boto Machado + Estacionamento + Praça Dr. Bernardino António Gomes | Estacionamento + Acessos | Viários e pedonais) _ Proposta (Vários Sistemas/Um Lugar + Acessos | Viários e pedonais + Estacionamento)


Esquema _ Proposta _ Um sistema/Um Lugar

Com esta proposta o Campo de Santa Clara passa a ser um único lugar, um único espaço arborizado com plataformas de betão que contém mobiliário urbano que permitem a criação de sombra. Estas plataformas de betão são também propostas para a utilização dos feirantes para a realização da feira.
As ruas em redor do Campo de Santa Clara propõem-se um pavimento novo, promovendo o abrandamento do automóvel e recuperando o andar a pé.


Planta _ Implantação da Proposta


Fotografias antigas



Fotografia do existente _ Fotomontagem da proposta



PARTE II

Esquema _ Evolução da proposta | ___ Muro entre duas cotas _ solução: escadas


Ortofotomapa _ Campo de Santa Clara e edificios que marcam seu limite

Esquema _ Limites do Campo de Santa Clara 

01 _ Palácio Lavradio ou Palácio de Barbacena | 02 _ Palácio Sines de Cordes ou Palácio Godinho | 03 _ Palácio dos Condes de Barbacena | 04 _ Mercado de Santa Clara | 05 _ Panteão Nacional | 06 _ Palácio dos Condes de Resende | 07 _ Convento de Santa Clara













Corte _ ____Tendas da feira temporárias



Planta _ Campo de Santa Clara ( Acesso entre uma cota e outra, através de duas escadas)


Fotomontagem _ Existente | Proposta

Sem comentários:

Enviar um comentário