domingo, 11 de dezembro de 2011

Largo do Carmo | Elevador de Santa Justa



LARGO DO CARMO | ACESSO ELEVADOR DE SANTA JUSTA

O largo do Carmo é um local icónico da cidade de Lisboa, pelos vários elementos que nele estão inseridos : Convento e Ruinas do Carmo, Quartel do Carmos e elevador de santa Justa.Este local é um ponto que atrai bastantes turistas e visitantes. 


Contudo, apresenta algumas questões urbanas que poderiam ser melhor resolvidas, tais como: acessos públicos, acessos pedonais, e várias barreiras arquitectóncias que condicionam o viver do espaço público.A proposta consiste no condicionamento de alguns troços viários, tornando deste modo este um local em que o acesso pedonal passe a ser dominante.Relativamente ao acesso viário, proponho que as ruas que dão frente para o largo do Carmo, sejam de transito condicionado apenas para moradores, cargas e descargas.




Neste local é visível a carris de eléctricos que antigamente circulavam em torno do largo, tendo uma paragem terminal, numa lateral do convento do carmo, sendo este um acesso ao elevador de Santa Justa.
Proponho assim a reactivação deste meio de transporte público, característico da cidade de Lisboa.A circulação do eléctrico, permite um novo acesso ao largo do Carmo, nao sendo necessário o carro como meio de transporte. Este cria tambem a nova ligação referida anteriormente ao elevador, visto que o seu acesso é maioritariamento pela cota inferior.
Em todo o limite do largo, encontram-se pilares de modo a criar uma barreira ao estacionamento dos veiculos automóveis.
No entanto os pilares tornam-se uma barreira visual no largo do Carmo. Deste modo, proponho a remoção destes pilares, criando-se dois novos "degraus" em todo o limite do largo, tornando assim este um local público, em que o percurso e acesso pedonal mais natural re-pavimentando-o com a calçado portuguesa.
Proponho ainda nos dois pontos (largo do carmo e acesso ao elevador de santa justa), um quiosque em cada um destes pontos, sendo um local de apoio de informação ao turismo e aos transeuntes que visitam este espaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário