domingo, 5 de junho de 2011

Martim Moniz

Esporte como maneira cultural e social de união urbana.
A praça de Martim Moniz tem agora varias condicionantes que fazem dela um pouco difícil para estar como espaço público. As três construções mais imponentes (os dois centros comerciais e o Hotel Mundial) são de uma arquitectura demasiado monumental para uma praça que tem um espaço tão grande sem muitas interrupções urbanas. Os edifícios tornam-se parte da praça, e a praça mesma fica um lugar aberto que ninguém quer viver. 


A praça como existe hoje, é utilizada por grupos imigrantes de chineses, indianos e outras nacionalidades (que moram lá perto, Bairro de Socorro), que se bem usam o espaço sombreado, o outro aberto (que é a maior parte) é muito grande para nossa escala humana. 


Estas fotos mostram a amplitud da praça e o monumento tão pouco planeado interfiriendo o que poderia ser o ritmo normal da praça.
A proposta: esporte como uma maneira cultural e social de união.


Todos gostam do futebol, todas as nacionalidades conhecem as regras, os jogadores, a maneira de jogar. E assim também outros esportes como o basquetebol ou ténis.  A proposta é feita para que os campos fiquem no meio da praça que torna-se num jardim no meio da cidade. Os peões tem um circuito exterior e junto com os arvores separam os campos das ruas. Se pretende um lugar de interacção cultural por meio de espaços verdes e saudáveis. 
Foto montagem: 


Sem comentários:

Enviar um comentário