domingo, 5 de junho de 2011

Largo Vitorino Damásio Santos-o-Velho

Local

O local de projecto situa-se perto da margem do rio Tejo concretamente na zona de Santos é uma zona com grande actividade tanto diurna como nocturna. O largo de Santos ganha uma grande importância na vivencia daquela zona, tornando-se num local de ponto de encontro.

Devido há sua grande procura é com alguma normalidade que já se executaram algumas intervenções naquele local, todavia essas intervenções não tiveram o resultado pretendido, tal como criar espaço público vivido.

Analisando então o local pode-se constatar alguns problemas, problemas esses que são: falsa de sombra, falta de sítios onde se pode descansar, falta de bancos onde se pode passar alguns instantes, e nota-se uma grande abertura para as várias vias de transito presentes no local, entre elas o eléctrico clássica que passa pelo meio do largo.


Projecto

É então que surge o projecto tentando colmatar todos esses problemas, criando um muro vegetal de um metro em altura arborizado de onde saem bancos possibilitando usufruir daquele espaço situado na extremidade do largo, a intenção é então com que o largo se feche para dentro tornando um espaço mais acolhedor de modo a criar um novo ambiente. A introdução de varias árvores no interior do largo é assim necessário de maneira a combater a falta de sombra presente naquele local. No largo são construídos vários bancos públicos possibilitando que as pessoas usufruam de toda aquela área.

A construção de um edifício de pequena escala vem colmatar a necessidade de implementar um programa publico, dando assim razões para que se viva aquele espaço ou seja aproveitado de variadas formas.

A passagem do eléctrico pelo largo é vista como uma mais valia, trazendo a antiga forma de transporte público, pela qual a rede de transportes foi criada, e assim introduzindo naquele espaço algo característico da cidade de Lisboa.





Conclusão

Com este projecto pretende criar um pequeno espaço urbano qualificado criando infra-estruturas que possibilitem a vivencia daquele espaço publico, e não apenas mais um ponto de passagem onde se pode visualizar um grande potencial todavia não é trabalhado não retirando o seu potencial, a ideia é influenciar outros largos e vazios urbanos da cidade de forma a criar vários espaços urbanos qualificados de maneira a potencializar todas as áreas não trabalhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário