segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jardim Cardeal Saraiva - Campolide

Três Pontos _ Uma Estrutura

O jardim Cardeal Saraiva, em Campolide, é definido através de um limite maioritariamente construído: eixo NS e edifícios de indústria hoteleira, que desempenham um papel fundamental, tanto ao nível da identidade como de função, apropriação e usufruto do espaço.

Localização _ Jardim Cardeal Saraiva, Campolide

Com uma envolvente de carácter temporário, o jardim caracteriza-se por ser um lugar amplo, desarticulado e fragmentado onde não existem espaços de sombra e onde predomina a escassez de mobiliário urbano. Num lugar definido como descontínuo e de transição entre cotas, a apropriação do ser humano não passa de pontual ou transitória, tornando assim o jardim num espaço intersticial no centro da cidade, como comprova a pouca utilização por parte das pessoas.

Registo Fotográfico _ Vista Aérea sobre o Jardim


Registo Fotográfico _ Panorâmica sobre o Jardim

O projecto proposto consiste na diluição da fronteira entre o jardim e a envolvente construída, através de três pontos que se propõe como entrada, que têm origem nas principais ruas envolventes. Através da articulação do desenho de espaço público com as três entradas propostas, o projecto define três espaços distintos no jardim, ligados por uma estrutura com diversos tipos de função: sombra, banco ou limite do espaço.

Existente _ Infraestruturas Envolventes

Proposta _ Entradas Principais para Jardim _ partir dos 3 eixos estruturantes

Proposta _ Estrutura com diversos tipos de função: sombra, banco ou limite do espaço

A intenção do projecto passa por propor o jardim como um elemento que relaciona a urbe com o espaço público, tornando-o num espaço estruturante, integrante e consolidado da malha urbana da cidade de Lisboa


Proposta _ Maquete

Existente _ Vista Aérea sobre o Jardim

Proposta _ Vista Aérea sobre o Jardim _ Estrutura

Existente_ Entrada pela Avenida Calouste Gulbenkian

Visualização da Proposta _ Entrada pela Avenida Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário