segunda-feira, 6 de junho de 2011






INTEGRAR | Escala Humana vs Escala Rodoviária e a sua envolvente


A zona de intervenção situa-se em Cascais, na Av. Da República, em frente à Casa das Histórias de Paula Rego, do Museu do Mar e rodeado pelo Parque Marechal Carmona.


Ortofotomapa da zona de intervenção – Cascais - Av. da República


Este terreno está a ser aproveitado como um parque de estacionamento, e esta parcela de terreno que aqui se encontra é uma consequência da demolição do antigo Dramático de Cascais, onde se construiu o Hipódromo, que acabou por não usufruir de toda a área de terreno antes ocupada. Assim como se fosse uma falha esquecida na malha de Cascais, que está em fase de desenvolvimento, seria interessante poder intervir para:

Requalificar

Integrar

Interagir

(escala humana / edificado / pré-existências)


Ortofotomapa da zona de intervenção – Diferentes escalas de aproximação com e sem envolvente

Ortofotomapa - Fotomontagem - Proposta


Se existe a necessidade de criar espaço para o automóvel, não o vamos fazer sem pensar na malha urbana existente e na escala humana, visto que este local rodeado de tanto espaço verde é bastante utilizado pelo homem.

Assim, entendendo o Parque de Estacionamento como um elemento pertencente a esta malha, proponho uma intervenção neste espaço de maneira a integrar o espaço na malha, e a torná-lo habitável não só para o objecto carro, mas também para o homem.

Propondo uma ligação e um ciclo contínuo entre estes espaços verdes e os museus existentes a

proposta incide na necessidade de perceber em termos arbóreos e pedonais o que pode ser este local com a presença do carro mas sem a percepção visível do mesmo.


Fotomontagem - Proposta


Com a alteração e proposta da integração do estacionamento na malha, o primeiro passo é perceber de que modo ela pode estabelecer uma relação com o que a rodeia, criando assim um espaço de transição e ligação arborizado, como se completa-se a falha existente entre todos eles.

A presença do carro torna-se então imperceptível em planta e com a fotomontagem e o corte esquemático percebemos que, quando uma pessoa passeia ao longo desta malha verde, a uma cota mais elevada, não tem relação nenhuma com o carro. Apenas existirá escala humana no espaço.






Sem comentários:

Enviar um comentário