domingo, 5 de junho de 2011

Chelas - Av. EUA X Av. Santo Condestável

UM VALE INVÁLIDO

O cruzamento da Av. Estados Unidos da América com a Av. Santo Condestável em Lisboa, é hoje um local que parece imaginado apenas para os automóveis. As condições precárias em que se vive como peão são, acima de tudo preocupantes. Os atravessamentos previstos (passadeiras) são deslocados da realidade que se vive, obrigam a maiores percursos e mais lentos. Estão muito deslocados, tanto que as pessoas preferem correr o risco de atravessar a estrada perigosa a moverem-se até às passadeiras. A propria vegetação rasteira nas areas de separação das vias, desenha trilhos naturais.

A situação actual é problemática, não só do ponto de vista funcional, como também do ponto de vista económico e social. A "vida" deste espaço está condicionada aos acessos, a estação de metro não tem ligação acessível ao cimo do vale. A ligação existente é no minimo de um sarcasmo de muito mau gosto. Considero portanto estas duas (de quatro) saídas do metro, inúteis, sem acesso para pessoas de mobilidade reduzida.



Este problema alastra-se às duas margens do vale de chelas nesta zona. O bairro do Condado e o bairro do Armador encontram-se ligados apenas por estradas. Os passeios são solitários, longos e sem condições. Esta ligação deveria ser repensada.

Trata-se esta zona de um conjunto atalhos entre as duas Avenidas principais. Como todos eles são dispensáveis, uns mais que outros... sugere-se uma solução credível e de baixo custo. A (Re)invenção destes atalhos.


Se existem tantas ligações automóveis, podemos dispender de algumas em beneficio do espaço público.


Sem comentários:

Enviar um comentário