domingo, 5 de junho de 2011

Campo das Cebolas

Campo das Cebolas
Dinâmica no Vazio




Localização


O Campo das Cebolas é o antigo local de paragem de transportes públicos, nomeadamente autocarros, que fazia a ligação entre Lisboa e outras cidades. Actualmente é um lugar desprovido de qualquer significado, sem vida no que diz respeito à permanência e convívio de pessoas no sentido de estas o habitarem e o enriquecerem. É um pouco mais do que um parque de estacionamento e os espaços verdes são escassos, sendo suprimidos pelo imenso tráfego automóvel adjacente a esta zona. Por outro lado, é um espaço com grande potencial, na medida em que está repleto de edifícios com história mas também pela sua proximidade à Baixa, Alfama e ao Rio.






Esquemas I Percursos I Percursos + Plataforma I Percursos + Plataforma + Espaços Verdes


A proposta passa por suprimir o parque de estacionamento, visto que o Campo das Cebolas é uma área priviligiada no que diz respeito aos transportes públicos, metro, autocarros, etc. É proposto também, um parque de estacionamento subterrâneo, restrito a funcionários e residentes, de modo a garantir que este novo espaço público seja condicionado à existência de vida urbana qualificada. Para tal é necessário compreender que esta zona é uma área de grande afluência de pessoas. Os esquemas acima referidos, demonstram a criação de vários percursos (1); adjacente a estes estão plataformas em pedra (2) com várias altimetrias e inclinações; e, por último o espaço verde que adoça toda a infra-estrutura (3). Estes três elementos são fundamentais para que este espaço ganhe um carácter público, de maneira a que as pessoas o possam viver, reintegrando o comércio local, restauração, festas populares ou simplesmente habitar este espaço, procurando cruzar todas as idades e contextos sócio-culturais.

Este espaço público é como que uma continuação ao projecto de requalificação da frente ribeira em curso ( Praça do Comércio).



Implantação I Proposta






Ambientes I Actual I Proposta

Sem comentários:

Enviar um comentário